TELHAS PRISMÁTICAS

TELHAS PRISMÁTICAS

Produtos e Soluções
10/08/2023

Telhas prismáticas combinam melhor aproveitamento da luz natural e redução de custo

A luz branca, ao passar por um prisma, se decompõe em seu espectro colorido. Isaac Newton chegou a essa conclusão em 1704, e o conceito estabeleceu os fundamentos da óptica moderna. Desde então, o homem aproveita as propriedades do prisma em diversas áreas. A mais recente é na construção civil, com o uso de prismas em telhas translúcidas de poliéster reforçado com fibras de vidro (PRFV).

Ao incluir milhares de prismas em nossas telhas translúcidas e domos contínuos de PRFV, a empresa conseguiu desenvolver produtos que aumentam o aproveitamento da luz natural em cerca de 30%. Com isso, equiparou-se à eficiência das telhas de policarbonato prismático.

“Além da maior difusão da luz solar, as telhas prismáticas de PRFV garantem mais conforto visual, pois evitam o efeito hot spot, fenômeno indesejado em que há a formação de um ponto de luz excessivamente brilhante e concentrado em uma determinada área”, explica Valério Heuchling, gerente comercial da Planefibra.

Denominada Extralux, a novidade se destaca pela elevada resistência mecânica e química – o PRFV é usado, por exemplo, em componentes de ônibus espaciais e cockpits de F1. Portanto, mesmo em locais em que a incidência de sol é alta, não há riscos de deformação. Outra vantagem é a produção de telhas sob medida, que se adaptam aos diversos modelos existentes de cobertura.

O desenvolvimento ainda contempla a inclusão de filmes de proteção ultravioleta em ambas as faces da telha. “Nossas telhas prismáticas são fabricadas de acordo com a NBR 16753, apresentam vida útil mínima de dez anos e podem atender às exigências da IT-10, ou seja, oferecem resistência adequada à propagação de chamas”.

Por fim, salienta Heuchling, as telhas prismáticas de PRFV da Planefibra custam cerca de 40% menos do que as concorrentes de policarbonato. “Entendemos que a nossa entrada no segmento prismático será benéfica não só para a Planefibra, mas para o mercado de PRFV como um todo, pois o material tende a ser ainda mais valorizado nessa e em outras aplicações no mercado da construção civil”, completa.

Autor: SLEA

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade